Looren América Latina: Bolsas para 2020

Dia 2: montanha de Bachtel com Karin Betz (Alemanha)

Minha estada na Casa de Tradutores Looren, de 23 de janeiro a 23 de fevereiro de 2017, foi uma das experiências mais gratificantes que a tradução pôde me proporcionar. Desde a recepção até a minha partida, fui tratado com muita cordialidade, respeito e carinho por todos. E também pelos colegas que tive a felicidade de encontrar durante esses trinta dias. Sendo minha primeira vez em uma residência profissional, fui aos poucos me acostumando com o ritmo da casa e com o compartilhamento de espaço com os colegas. O que não foi nenhum problema, pois a constelação de tradutores que estavam em Looren no mesmo período em que estive foi sensacional.

Casa de tradutores?

Looren em janeiro de 2017

O bucólico vilarejo de Wernetshausen, parte do distrito de Hinwil, aos pés da montanha de Bachtel, abriga a Casa de Tradutores Looren. É um espaço que oferece estadas para tradutores do mundo inteiro, além de uma situação de trabalho ideal para diversos projetos literários. Dentro de diversos programas durante o ano se reúnem profissionais em vários estágios da carreira, proporcionando uma experiência incrível de troca de informações e conhecimentos que é costumeira em casas de tradutores.

O programa Looren América Latina existe desde 2014, e as inscrições para a 5ª edição do programa já estão abertas até dia 12 de agosto de 2019. A coordenadora do projeto, a querida tradutora argentina Carla Imbrogno, presta todo o auxílio necessário durante a candidatura. Confiram abaixo a convocatória da bolsa (do site da Casa) com as condições de inscrições e o que a bolsa oferece.

Convocatória Looren América Latina

A Casa de Tradutores Looren, na Suíça, realiza um programa especial voltado ao intercâmbio entre tradutores europeus e latino-americanos, ao apoio para a formação contínua de tradutores profissionais da América Latina e ao desenvolvimento de redes de contato e cooperação. Após a primeira fase entre 2014 e 2017, o programa vai continuar até 2021.

Tradutores selecionados para Looren América Latina 2017: Petê Rissatti (Brasil), Mathias Batistón e Jorge Fondebrider (Argentina)

Se você quiser ser integrado à nossa base de dados e receber esta e outras convocatórias, por favor, envie um email com seus dados (nome e sobrenome, endereço postal, combinação de idiomas). Looren América Latina tem o apoio da fundação Avina Stiftung, de Coincidência, o programa para América do Sul da fundação suíça para a cultura Pro Helvetia, e da Secretaría da Cultura de Argentina.

A Casa de Tradutores Looren oferece todos os anos bolsas (passagem até 1.000 francos suíços, estada, auxílio de manutenção) para tradutores latino-americanos. 

Próxima chamada aberta até 12 de agosto de 2019 para bolsas durante fevereiro de 2020. Ver chamada.

Coordena Carla Imbrogno, Buenos Aires 
Contato: americalatina@looren.net

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *