Queimem os livros!

Capa do quadrinho

Na reta final de um dos maiores eventos dos livros no Brasil, durante a Bienal do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, ordenou o recolhimento de um quadrinho da Marvel, Vingadores: A cruzada das crianças, de Allain Heinberg e Jim Cheung (de 2010), sob a alegação de que havia conteúdo sexual para menores. A cena que ele diz sexual é um beijo romântico entre o Wiccano e Hulkling, dois adolescentes heróis da trama. Apesar de abertamente namorados, levaram quase oito anos para que um beijo dos dois fosse retratado nas páginas. Uma batalha que a Marvel resolveu encarar para aumentar a diversidade em seus quadrinhos.

Depois de um cabo-de-guerra entre a Bienal e o prefeito, a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, derrubou a decisão do presidente do Tribunal de Justiça, Claudio de Mello Tavares. O mesmo juiz, em outra decisão, determinou textualmente que “não se pode negar aos cidadãos heterossexuais o direito de, com base em sua fé religiosa ou em outros princípios éticos e morais, entenderem que a homossexualidade é um desvio de comportamento, devendo ser reprimida, não divulgada ou apoiada pela sociedade”. Antes, o desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes já havia acolhido favoravelmente o pedido do Sindicado Nacional de Editores de Livros (SNEL), que solicitava a suspensão da ação de recolhimento e censura dos livros na Bienal. No meio dessa briga judicial, o influenciador digital Felipe Neto comprou 14 mil livros com temática LGBTQI+ e mandou distribuir, embalados em plástico preto e um adesivo com os dizeres “Este livro é impróprio para pessoas atrasadas, retrógradas e preconceituosas”. Houve comemoração por parte do mercado editorial e de todos aqueles que amam os livros.

Os autores que entraram para a tal lista eram em sua maioria judeus, mas também todos que criticavam a truculência do regime.

No entanto, não devemos baixar a guarda.

Pouco antes de Hitler subir ao poder, houve a Grande Queima de Livros (Bücherverbrennung) de 1933. Cerca de três mil títulos entraram na lista dos “indesejáveis” e não alemães (undeutsch) para o Reich, entre eles os livros de Kafka e Bambi, de Felix Salten (Siegfried Salzmann). Foram aproximadamente 20 mil volumes queimados entre 10 de maio e 21 de junho. Os autores que entraram para a tal lista eram em sua maioria judeus, mas também todos que criticavam a truculência do regime.

A cena que causou o rebuliço

Agora, tentam proibir a veiculação de livros em nome de uma suposta “proteção das crianças e adolescentes”. Porém, qualquer avaliação rápida do título que deu origem à celeuma indica para dois fatos: 1. o beijo entre dois adolescentes do sexo masculino não constitui conteúdo sexual ou situação imprópria; 2. no momento em que uma pessoa vê como conteúdo sexual impróprio o beijo entre dois adolescentes, fazendo com que adolescentes que estão em período de descoberta sintam que estão pecando ou fazendo algo errado, no fim das contas, incorreu em homofobia.

São essas ações que dão esperança a quem está na luta contra todo tipo de preconceito.

E hoje a homofobia é crime.

A reação contra a decisão do prefeito – e contra a ação truculenta dos agentes da “ordem” – foi imediata: o quadrinho condenado esgotou imediatamente, os jovens se juntaram em diversos atos contra a homofobia e a violência durante a Bienal, os editores engrossaram o coro. Muitos não se manifestaram, o que causou certo estranhamento, mas a maioria das editoras lançou imediatamente notas de repúdio à ordem de Crivella e em favor da diversidade e da igualdade. Apesar das reiteradas tentativas dos agente da “ordem” de recolher os livros, o tiro saiu pela culatra. Inclusive, diversos meios da imprensa começaram a cobrar o prefeito por diversos problemas pelos quais passa a cidade do Rio de Janeiro, exigindo que resolvesse o que havia de urgente na cidade em vez de se meter onde não era chamado.

São essas ações que dão esperança a quem está na luta contra todo tipo de preconceito. Que possamos enfrentar de cabeça erguida e com muita força à onda retrógrada que tenta invadir o Brasil.

Não à homofobia! Não à censura! E um viva a todos que estiveram na Bienal do Rio e lutaram contra mais esse descalabro!

Fontes:

https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/desembargador-que-permitiu-apreensao-livros-ja-defendeu-que-com-base-na-fe-homossexualidade-seja-vista-como-desvio-de-comportamento/

https://www.dw.com/pt-br/1933-grande-queima-de-livros-pelos-nazistas/a-834005

https://epoca.globo.com/o-beijo-de-wiccano-hulkling-historia-da-marvel-que-irritou-crivella-23931319

https://www.cartacapital.com.br/tag/claudio-de-mello-tavares/

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47206924/

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *