Lançamento misterioso…

O escritor e professor Nelson de Oliveira, de quem já falei aqui algumas vezes, aprontou mais uma das suas. Aposentou-se no dia 1 de janeiro de 2012, e eu o vi um pouco antes disso, no fim de 2011. Lembro das últimas palavras antes de ele ir embora: “Estou um pouco cansado, meu amigo.” Me deu dois tapinhas no ombro e desapareceu numa esquina da Vila Madalena. Dias depois começaram os boatos: que ele tinha voltado para o interior, que estava viajando pelo Brasil pesquisando para um novo livro (mesmo aposentado) e, a última que soube: estaria desfrutando do azul infinitos dos mares caribenhos com mulher, filha e gato, em férias sem data para terminar. Negócio bom esse, da literatura… Mas, antes de se aposentar, ele surpreendeu a todos. Mesmo desparecido, Nelson mantém um apartamento aqui em São Paulo e, uma a duas vezes por mês uma diarista vai até lá dar uma geral na casa. Numa dessas vezes, uma pasta chamou a atenção da moça, pois tinha um post-it colado em cima dela: “Para Claudio Brites: prezado amigo, publique quando achar conveniente”. Embaixo, o endereço e o telefone do editor da Terracota.

A moça acabou ligando para Claudio, pois pensou ser algo importante, e marcou num dia frio de julho na Praça da Sé para entregar a tal pasta com a surpresa para o editor: a última antologia de contos de Nelson, feita com base no Projeto Portal, chamada Todos os Portais: realidades expandidas. Além dos 21 melhores contos dos Portais Solaris, Neuromancer, Stalker, Fundação, 2001 e Fahrenheit, também havia um texto introdutório, um sumário com a ordem dos contos e instruções para publicação. Claudio aceitou o desafio, e o lançamento e sessão de autógrafos será no dia 24 de novembro de 2012, sábado, das 15h30 às 18h, na Biblioteca Viriato Corrêa (Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana – São Paulo, SP).

Estaremos todos lá, esperando por vocês. Até lá!

5 Comentários Lançamento misterioso…

  1. Karla Lima 22 de outubro de 2012 at 13:30

    mas que nervoso que me deu, fui lendo e achando que o hómi tinha morrido, meudeusdoceu! que alivio ver que nao, que alegria mais este lançamento…

    Responder
    1. Petê Rissatti 22 de outubro de 2012 at 15:10

      Karla, que ótimo que causou um gelinho na barriga. Também fiquei assustado com a notícia… rs

      Responder
  2. Luiz Bras 22 de outubro de 2012 at 15:21

    Ainda bem que o post-it não foi levado pelo vento. Ainda bem que a pasta deixada em cima da mesa não foi parar embaixo do sofá, rs. Essa deve ser a antologia mais aguardada do ano. O editor comentou comigo que a tiragem será pequena, para poucos. Pra colecionadores. Quem quiser garantir um exemplar terá que ficar esperto…

    Responder
    1. Petê Rissatti 22 de outubro de 2012 at 15:25

      Que história, hein, Luiz? Nunca imaginei o Nelson, uma pessoa tão tranquila, ter um arroubo assim, sumir no mundo e, ainda por cima, deixar este legado. Fiquei muito feliz por estar nesta última antologia do Nelson. Espero que ele volte logo para podermos comemorar todos juntos o lançamento. 😉

      Responder
  3. naneteneves 24 de outubro de 2012 at 15:44

    Poxa, Petê, que história essa do Nelson. Mas com certeza ele está bem, energizando-se para voltar e continuar botando lenha no mercado literário, e sempre revelando novos talentos. Parabéns a você por estar entre os 21 autores selecionados, idem a nossa amiga Laura Fuentes.

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *