Palestras na USP

A FFLCH, por meio do Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia (CITRAT), sempre organiza palestras gratuitas sobre tradução. São os Ciclos de Palestras sobre Tradução, em geral realizados às sextas-feiras. Neste mês há duas palestras (veja abaixo), sempre muito interessantes. Uma das palestras que vi foi da famosa Mona Baker, estudiosa de tradução conhecida mundialmente por seus livros e pesquisas.

Não é necessário se inscrever, é só chegar. Vejam informações abaixo:

PENSANDO A TRADUÇÃO À LUZ DE O NINHO VAZIO, DE DANIEL BURMAN, E CÓPIA FIEL, DE ABBAS KIAROSTAMI

Profa. Dra. Maria Clara Castelhões de Oliveira

Pretendo discutir nesta palestra questões de tradução, literatura, ética e cultura a partir dos filmes O ninho vazio (2009), do argentino Daniel Burman,  e Cópia fiel (2010), do iraniano Abbas Kiarostami. Primeiramente, traçarei uma analogia entre o tipo de postura de Burman e aquela que considero a mais adequada ao tradutor de textos literários na cena pós-moderna. Para tanto, também lançarei mão de dois contos que têm tradutores como protagonistas:  “O tradutor cleptomaníaco”, de Dezsö Kosztolányi, e “Notas ao pé da página”, de Moacyr Scliar. Em seguida, utilizarei o filme de Kiarostami para discutir, principalmente, o lugar das reproduções, entre as quais se encontram as traduções, perante seus originais.

Dia 13 de abril, às 14h, na Sala 170 do Prédio de Letras, FFLCH-USP (Av. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária).

A LITERATURA RUSSA NO BRASIL – UMA HISTÓRIA DE SUAS TRADUÇÕES

Bruno Barretto Gomide (DLO-USP)

Nesta palestra apresentarei um panorama histórico das traduções de literatura russa no Brasil, começando pelo fim do século XIX, marcado pela hegemonia das edições francesas, passando depois pela “febre de eslavismo” dos anos 30, os vários projetos editoriais do Estado Novo, a atividade de Boris Schnaiderman a partir de fins dos anos 50 e chegando ao intenso processo de traduções do último decênio.

Dia 20 de abril, às 14h, na Sala 260 do Prédio de Letras, FFLCH-USP (Av. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária).

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *